segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Toca a arrumar o ninho

Não sei se acontece com todo mundo, mas já ouvi de várias mulheres que, no final da gestação, bate uma necessidade doida de ajeitar tudo para a chegada do bebê. E se trata de algo maior do que simplesmente aprontar o enxoval ou comprar umas coisinhas. Bate uma neura mesmo. Parece que tem até estudo científico, classificado como a "síndrome da arrumação do ninho".

Tal como a passarinha em cujo corpo algum hormônio que a compele a formar o ninho para depositar os ovos é detonado, em nós, mulheres, a coisa atinge diferentes graus. Tem gente que encara reformas na casa, outras pegam mais leve. Eu venho apoquentado meu marido há mais de uma semana querendo consertar tudo o que há para arrumar na casa antes que o bebê chegue.

Claro que para o bebê não vai fazer diferença alguma a trava do portão estar funcionando direito ou o jardim ter sido podado. Mas é incontrolável: bate uma urgência que beira o irracional. Como se uma voz na sua cabeça repetisse: "Tem de estar tudo pronto". Como se depois que o bebê nascesse ninguém pudesse mais se ocupar de nada. Decidi não combater, uma vez que foge ao meu controle. E, enquanto o dia do parto não chega, minha casa tem vivenciado uma peregrinação de chaveiro, eletricista e um constante leva e traz de coisas para consertar, devolver, lavar, ajeitar, pendurar. E você, já arrumou seu ninho? Se ainda não bateu, espere e verás...

Nenhum comentário:

Postar um comentário