quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Cesárea X Parto Normal: vamos aos fatos

A cesárea é uma cirurgia, e por isso envolve riscos de infeção e até de morte, como qualquer cirurgia, tanto para a mãe quanto para o bebê. “Cerca de 12% dos bebês que nascem de cesariana vão para a UTI. No parto normal, esse número cai para 3%", diz Renato Kalil, obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo (veja reportagem completa no link: http://www.bebe.com.br/gravidez/saude/seis-motivos-parto-normal.php).

A cesárea também exige o corte de várias camadas de pele e a sua posterior costura. Portanto, esse papo de que não dói é muito questionável.
“A sensação da cesariana é semelhante à de qualquer outra cirurgia no abdômen. É como extrair uma porção do intestino ou operar o estômago”, compara o dr. Renato Kalil. E as parturientes ficam deitadas, em um centro cirúrgico, com os braços abertos e amarrados.

Eu nunca fui operada de nada e sempre achei que esse negócio de receber um filho amarrada, num lugar para doentes, e com uma operação, não era bem o que eu queria para o início da minha vida como mãe. Também não vou dizer que parto normal não dói. Os meus, pelo menos, doeram. A questão é como é essa dor e quando ela acontece. A dor do parto normal se dá antes de o bebê nascer. A da cesárea, vem depois.

Num parto normal, as contrações vão aumentando de intensidade e ficando cada vez mais freqüentes. São como uma onda no mar, que você vê se formando ao longe, crescendo, chegando no pico e terminando. Você sente a contração começar, de leve, aumentar e passar. Agora, entre uma contração e outra, nada acontece. Não é como dor de dente, dor de cabeça, algo contínuo. E tem o seguinte: se você está atravessando esse mar de contrações e elas se tornam ondas altíssimas (cada mulher têm uma tolerância diferente à dor), você sempre pode optar por tomar anestesia. Com ela, a dor vai embora, mas você continua ali, ativa, participando do seu parto, ajudando o seu bebê, e não amarrada numa mesa com um pano na frente, sem ver absolutamente nada, como na cesariana.

Aí, o bebê nasce. E no segundo em que ele sai: "plim!", tudo passa. Não tem mais dor. Acabou. Aquele oceano de contrações vira um presente: seu bebê no colo. E você está pronta para curti-lo, amamentá-lo, cuidá-lo. Quem faz uma cesárea, geralmente, demora várias horas para se recuperar, o que atrasa a lactação. Além disso, no parto normal é menor a incidência de desconforto respiratório nos bebês, porque a pressão durante a passagem pelo canal vaginal sobre o tórax da criança a ajuda a expelir o líquido presente em seus pulmões.

Outra vantagem? Em um parto normal, você sabe que a crianca estava pronta para nascer, já formada. “Quando a cirurgia é agendada, corre-se o risco de a criança nascer prematura, mais magra e com os músculos ainda não completamente desenvolvidos”, diz o obstetra Luiz Fernando Leite, das maternidades Santa Joana e Pro Matre, em São Paulo.


Minha filha Ana, hoje com 4 anos, nasceu às 21h30. Depois de segurá-la no colo, colocá-la no peito e passar um tempo com a família, eu, ela e meu marido, Ricardo, fomos dormir. Às 8h30 do dia seguinte eu acordei e, como o Ricardo e a Ana ainda dormiam, cada um de um lado da minha cama, fui dar uma volta pelo corredor, olhar os bebês no berçário.

As mulheres que fizeram cesárea (todas as que estavam no hospital nos 3 dias em que lá fiquei – o meu foi o único parto normal), se separaram do bebê pouco tempo depois do nascimento e foram para um quarto se recuperar. Nada de curtir, botar no peito, mostrar para a família, ficar olhando cada dobrinha. E as dores dos cortes das cesáreas ainda levariam entre 30 e 40 dias para sumir.

É claro que a cesárea pode ser necessária para salvar a vida de mãe e filho. Mas existe para ser utilizada em situações específicas em que não é possível o parto normal. Não é algo para ser "escolhido", tipo água com gás ou sem.


19 comentários:

  1. Ola Carô, meu nome é Katiana...
    Achei o seu blog, atravez do site do BEBÊ.COM...
    Percebo que vc não é muito a favor da Cesárea.
    Bom eu tenho 23 anos e precisei de uma cesárea de urgência, pois quando fui ganhar a minha filha, hoje com 4 anos, tive muitas complicações no parto (ganhei em um hospital do SUS).
    Achava um terror a cesareana, por ter ouvido muitos mitos sobre ela, admito...Hoje estou grávida novamente, de 7 meses e se pudesse escolher, seria uma cesariana....COM CERTEZA!!! TENHO PAVOR DE PASSAR POR TUDO QUE PASSEI DENOVO...

    Acho que o parto normal, pode até ser ótimo, mais a cesariana não um bicho de 7 cabeça como dizem...

    Sempre que puder estarei no seu blog, gosto de ler suas postagens.

    ResponderExcluir
  2. olá carô, é muito bom participar do seu blog.quero dizer que sou a favor do parto normal,tive duas cesárias, mas se pudesse voltar atrás teria parto normal.minha ultima cesarea foi fatigante tive falta de ar, nervosismo e medo de morrer. Eu ali naquela mesa amarrada nao conseguia nem falar, queria ver meu marido que estava filmando o parto e não saia nada de voz... bem por final eu estava numa cama me recuperando e meu filho não mamava,não fazia xixi e nem defecava,e eu ali me sentindo uma tola por não poder levantar de uma cama,se sentindo impotente...eu estava nas mãos de medicos que não questionaram muito o estado do meu filho, quando realmente perceberam ele ja estava morrendo fizeram cirurgia mas mesmo assim ele faleceu vitima de choque septico por causa de uma obstruçao intestinal,eu operada tive que viajar 500km até a capital,onde só la havia uti neonatal e ainda assim ver meu filho morrer... me sinto vazia agora,mas tenho certeza que se eu tivesse optado pelo parto normal teria sido diferente,fiquei só com as dores da cesárea agora. Quero ter mais uma gravidez ou talves duas,mas quero ter normal, do jeito que Deus deixou pra nós mulheres, quero sentir meu filho passando, saindo de dentro de mim, mesmo com dores,somos privilegiadas por isso,somos abençoadas por Deus...Precisou Deus levar meu filho pra eu poder entender ...quero ter meu filho normal e Deus com certeza vai me ajudar...

    ResponderExcluir
  3. Oi querida , estou gestante de 6 meses e meio , mais ou menos hehehhe, e com certeza quero parto normal .....por tudo que tu falou anteriormente , nao tenho medo da dor , pois dor vai e vem hehehehe...suportamos tantas dores né ,,tenho enxaquecas tao horríveis de 3 tres ou mais dias ..que 10 min de dor nao sera nada hehehehehe meu bebe chamara Bernardo e nao vejo a hora dele chegar!!!!bjs e adorei teu blog....graciele borges Porto Alegre RS

    ResponderExcluir
  4. Oi Carolina é um prazer enorme visitar o seu blog, te achei na minha insessante procura sobre informações sobre partos, sei que este assunto causa polêmica no mundo virtual, blogs e chats da vida rs..e justamente por isso procuro blogs de pessoas que pensam como eu pela opção do parto, e pelos benefícios que ele oferece.Acredito que a falta de informação é que faz com que muitas mães optam pela cesárea.Não tenho filhos tenho 31 anos e pretendo engravidar até o final do ano se tudo correr bem.Enquanro o neném não vem estou procurando informações através de todos os meios de comunicação para fazer a melhor opção pra mim e principalmente para o meu bebê.

    Vou te seguir, e já te linkei no meu blog será um prazer te receber no meu cantinho.

    Um grande Beijo!!

    http://prontaparasermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Carolina, seu blog é muito interessante. Eu estou Grávida de 12 semanas e no começo me questinava sobre o medo que tinha de ter um parto normal, mas como diz o meu marido foi o que Deus preparou para as mulheres e deixou na terra..agora estou descidida quero ter parto normal com certeza como disse a amiguinha acima o que uma dor de 10 minutinhos não será nada...beijinhos a todas e meu bebe nasce em 25 de Março de 2011 se Deus quizer...

    ResponderExcluir
  6. Olá. Sou gestante (30 semanas) e comecei a pesquisar sobre partos. Sempre, desde o inicio já estava decidida em ter parto normal, e ainda quero. Mas agora que esta perto, estou sentindo muita insegurança, quanto a dor e tudo mais. Vou ter pelo SUS, e isso me da ainda mais medo. Gostei do seu post, e vou mentalizar que vai ser uma dor passageira. Acho que quando minha filha Júlia estiver nos meus braços, vai compensar.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. OLá gente....
    estou gravida de 31 semanas,t enho 26 anos e sera meu primeiro bebe, é uma menina, vou optar pelo parto normal, nao pode ser tao doloroso, minha mae teve 7 fihos e todos normais, minha vo materna teve 14 e normais e em casa, e minha vó paterna teve 19 normais e em cas tb... entao nao deve ser tao ruim assim.
    Beijos a todas, minha nene chega em fevereiro.
    Keila

    ResponderExcluir
  9. ola tenho 15 anos e estou gravida de 6 meses e sei ki vai ser parto normal to com medo apreenciva tenho medo da dor e de não ter forças e eles judiarem di mim choro dia e noite de tanto medo mas tbm não keru cesaria ...

    ResponderExcluir
  10. Ola, estou gravida de 8 meses e terei parto normal decidi faz pouco tempo com ajuda do meu médico, confesso que ainda sinto muito medo das dores, mas Deus estara presente segurando em minhas mãos, e a cesarea prefiro deixar de lado! Parabéns. Pelo blog tenho 23 anos gravida pela primeira vez! Bjo

    ResponderExcluir
  11. oi me chamo vanessa eu tenho arretimia no cora çao tive um derrame facial passo mal do cora cao direto perco toda a minha visÃo quando meu coraçao acelera posso fazer parto normal

    ResponderExcluir
  12. Meu sonho era fazer um parto normal, não tive contrações e nem dilatação , como estava passando do tempo da minha filha nascer , entrei em pré eclampsia e quase foi eu e a nenem.
    Foi uma cesárea de risco , mas tive que fazer não teve jeito

    ResponderExcluir
  13. olá me chamo monica tenho 24 anos e estou gravida pela segunda minha primeira gravidez foi cesariana e queria muito que a segunda fosse tambem tenho muito medo de ser normal adorei seu blog beijos.

    ResponderExcluir
  14. eu tenho 2 filhos de cezareas,ñ por opçao, tive pelo sus,minha bacia ñ abre por tanto depois de penar 10 horas fizeram minhas cezareas,com tudo ñ me senti prisioneira em uma maca foi necessidade,tive caso na minha familia q minha prima levou 87 pontos na vagina tbm de forçar parto normal sem poder e ter infecçao.
    entao cada caso é um caso e só quem pode ajudar é DEUS.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Gostei do comentário da Aline, pois não tenho opinião formada ainda sobre cesárea ou parto normal, mas nunca vejo ninguém falando dos riscos e complicações, cortes e pontos também em um parto normal e gostaria muito de informações sobre o parto normal, pois sobre cesárea tem bastante, mas sobre parto normal só tem "nuvens".

    ResponderExcluir
  17. Olá! Meu nome é Michele, estou com 38 semanas e 06 dias da minha primeira gestação, tenho 32 anos. Posso dizer que quero muito parto normal, mas estou com um pouco de medo. Minha irmã ganhou meu sobrinho de parto normal e sofreu horrores internou as 18:00hs de Terça e ganhou-o 07:00hs de Quarta, mas também no outro dia já estava estava maravilhosa. Já minha outra irmã, teve de fazer uma cesária de emergência e ficou muito mal,não conseguia nem pegar a filha dela no colo. Então...vou ganhar particular, mas mesmo assim não quis marcar cesária...resolvi entregar nas mãos de Deus! Só quero que dê tudo certo e que o meu Ariel nasça com muita saúde...estou tão anciosa!

    ResponderExcluir
  18. Boom , achei mt construtivas as relações que Carôdeu sobre os dois partos. Pois estou gravida do primeiro e é uma menina, mais nn sei como vai ser o mei parto , na verdade quero ter normal, mais meu médico disse que minha filha é mt grande , por isso penssei que ele talvez queira fazer cesaria . estou mt anciosa .. Obrigada poor tirar mihas duvidas . Meu nome é Naiara Soares , estou com 6 mesês , e tenho 21 anos .

    ResponderExcluir
  19. oi, eu queria saber se depois que a mulher toma a anestesia em um parto normal ela pode sentir ainda um pouco de dor( é que eu to meio assim por ser em um hospital publico). Estou pensando em ter um bebe, mas todo mundo fica me apavorando com o parto normal

    ResponderExcluir