sábado, 14 de fevereiro de 2009

Lista de enxoval

Entrei em no site de uma loja para dar uma olhada na lista de enxoval. Escolhi a "Lista Simplificada". Ela tinha 51 itens!! Isso é uma lista simplificada? Como será a completa, Céus? Antes de me preparar para ficar vários milhares de reais mais pobre e sair correndo para comprar um dicionário específico resolvi consultar umas amigas com filhos. Sim, porque os itens deviam vir com glossário: Cueiros. Saída de maternidade. Termômetro de banheira. Pagão. Que raios é isso? Será mesmo que um pequeno ser precisa de 51 itens básicos para existir no mundo? Como é que a minha bisavó fez com suas seis filhas se não tinha culotes, cadeira para automóvel, protetores de seios?

São dezenas de novos verbetes que entram em nossas vidas. Alguns se comprovaram bem úteis com o tempo. Imagine minha bisavó lavando dezenas de fraldas de pano todos os dias. Agora, a indústria se aproveita da ignorância dos pais de primeira viagem. Por que raios um bebê que mal vai pôr os pés no chão PRE-CI-SA de sapatos? E porque eles acreditam que mulheres e homens, futuros pais e mães, não somos capazes de determinar se a água da banheira está quentinha o suficiente para que a criança tome um banho? Para quê um termômetro especial para essa tarefa?

As amigas ajudaram e os 51 itens diminuíram bem. Nada de cueiros (um tecido de flanela que serve para enrolar a criança), nem de massageadores de gengiva para quando nascerem os dentes (porque provavelmente seu filho irá morder tudo o que vir pela frente, menos isso).

No final descobri, depois de alguma luta, um bom princípio: você nunca ouviu falar naquele troço ou naquela peça de roupa? Não? Provavelmente, é porque não precisa. Mas a revelação maior veio mesmo quando minha filha nasceu: um bebê cabe numa pequena almofada. E, basicamente, precisa - isso há vários milênios -, de duas coisas para sobreviver: pai e mãe. O resto é resto.

Um comentário:

  1. Carô, penso exatamente como você. Minha bebezinha irá nascer em 2 meses e fiquei apavorada com a quantidade de ítens "obrigatórios". A maior parte nem sei o que significa. Por acaso vc. teria a lista que vc. fez para compartilhar?
    Muitíssimo obrigada e um grande abraço.
    Daniela (dseixas@yahoo.com)

    ResponderExcluir