segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Seu médico faz mesmo parto normal?

Muitos médicos dizem que fazem parto normal, que preferem o parto normal, mas, na hora H, acabam convencendo a paciente por uma cesárea. Outros realmente fazem parto normal, mas é de um jeito tão cheio de intervenções que o torna uma experiência dolorida demais: a paciente tem de ficar deitada de barriga para cima o tempo todo numa maca; aplicam uma substância que acelera as contrações mas as deixa mais doloridas, cortam o períneo sem necessidade, etc. Se você quer fugir disso, tente fazer algumas perguntas ao seu médico, para ter uma idéia da postura dele com relação ao parto normal. Acredite: nem todos estão dispostos a fazer um, mas poucos vão dizer isso claramente.

1. O que você acha melhor: parto normal ou cesárea? Por que você faria uma cesárea?

Deixe-o falar. Alguns revelam logo sua opção por cesárea. Ao menos é mais honesto do que dizer que vão fazer um parto normal e depois inventar uma desculpa. Então você pode decidir se isso serve ou não para você. Se não ficar satisfeita com a resposta, pergunte também para a secretária qual é a quantidade de partos normais e de cesáreas no consultório. Conversar com outras pacientes na sala de espera também ajuda.

2. Quantos partos normais você fez este ano? Quanto tempo duraram?

Se o médico souber dizer quantos, e se, pelo menos em algum caso, ele esperou o parto acontecer, mesmo que demorado, é bom sinal. Outra forma de checar isso é ver se, ao longo dos vários meses do pre-natal, ele desmarca alguma consulta por estar acompanhando um parto. Tudo bem que pode ser incômodo, mas é uma garantia de que ele faz mesmo parto normal, algo que não acontece com hora marcada!

3. Quanto tempo você espera depois de completar 40 semanas?

Se não houver nenhuma tolerância, desconfie. É normal que os bebês demorem até 42 semanas para nascer.

4. O que acontece na hora do parto, que procedimentos você usa?

Alguns médicos rompem a bolsa ou aplicam uma substância chamada ocitocina para acelerar as contrações logo no início do trabalho de parto. Muitos fazem, de rotina, um corte no períneo (episiotomia), sem avaliar se isso é realmente necessário (vou falar mais em outro post). Essas são indicações de que o profissional não tem paciência para esperar o parto desenvolver-se normalmente, o que pode demorar até 18 horas.

5. Vou poder escolher a posição na qual me sentir mais confortável?

Ficar o tempo todo deitada, com as pernas para o alto, torna tudo bem mais dolorido. O peso do útero comprime a veia cava, localizada nas costas, o que pode provocar falta de ar para mãe e de oxigenação para o bebê. Cada mulher se sente melhor de um jeito: algumas andando, outras sentadas, de cócoras ou de quatro durante as contrações. A opção deve ser sua, não do médico.

6. Eu gostaria de saber mais, de ler e de fazer um plano de parto, dizendo como gostaria que tudo aconteça...

Se o médico for partidário dessa idéia, ótimo. Para alguém que incentiva o parto normal, quanto mais a mulher souber e estiver informada, melhor. Para ver modelos de planos de parto – um documento em que você indica suas opções – visite os sites indicados aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário