segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A segunda vez, quanta diferença!!

Como já estive grávida uma vez, pensei que ia tirar a segunda de letra. Mas os filhos – todos eles, descobri agora – além de vir para nos alegrar, encantar e surpreender, são especialistas em balançar nossas certezas.
Se na primeira gravidez senti um pouco de enjôo, azia e pronto, desta vez eu adquiri vários outros "efeitos colaterais" que constam da lista, como prisão de ventre, falta de ar, congestão nasal, dor lombar... Uma gravidez foi totalmente diferente da outra.
Começa pelo fato de que na primeira você pode dedicar todo o seu tempo extra à barriga: seja lendo sobre gravidez e parto, deitando para sentir o bebê se mexer, comprando enxoval ... Já na segunda, existe uma pessoa no mundo que reclama todo o seu tempo extra – e à qual você quer dedicar ao menos uma boa parte dele: seu primeiro filho.
Então, você troca repouso por uma boa brincadeira. Não carregar peso por oferecer colo até onde sua coluna for capaz. Comprar berço e banheirinha por comprar uma cama para o mais velho. E boa parte do espaço mental que seria dedicado ao bebê, você usa para tentar amenizar o ciúme que o primeiro está sentindo.
No fim das contas, cheguei à conclusão de que por mais que você queira ser uma mãe presente e justa, esse negócio de "tratar os dois filhos igual" é uma grande mentira!!
Porque, assim como fisicamente uma gravidez não é igual à outra, a família na qual o seu primeiro filho nasceu não é igual à que vai acolher o seu segundo filho. Os lugares familiares são outros, o casal é outro. E existe um irmão que já vem no pacote!
Se por um lado seu segundo filho contará com a vantagem de ter uma mãe mais experiente e não uma "mãe recém-nascida", com todas as dúvidas que isso gera, ele terá de dividi-la com sua irmã/ão. Ou seja, vai ganhar uma mãe de segunda mão, descoladinha, porém menos disponível.
No fim, eu me pego recitando o velho mantra: não adianta querer controlar, arrumar muito, preparar, prevenir. O negócio é tentar ser a melhor mãe que eu posso, para ambos, a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário