segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Pressão total

– "Nossa, você veio trabalhar com esse barrigão?";

– "Meu Deus, desse jeito você vai parir no corredor!";


– "E aí, já nasceu"?

A paciência é atributo imprescindível para as grávidas. Principalmente no nono mês. Prepare-se para responder milhões de vezes a essas perguntas. Parece que uma corrente vai se formando em volta da barriga, em um crescendo de ansiedade. Como aquele povo que não agüenta mais esperar num show ou espetáculo e começa a gritar:
– "Começa! Começa!"
Com a gente, a torcida é para nascer logo. E o pior é que a gente se junta ao coro: a barriga pesa, dormir fica difícil e você não vê a hora de conhecer o rosto do seu bebê...
Mas calma. O negócio é ficar zen, apertar o "play" e responder:
– "O bebê vai nascer quando estiver pronto, eu estou bem, fique tranqüilo, não vou ter filho no corredor..."
É normal um bebê demorar entre 40 e 42 semanas para nascer. E é realmente importante dar tempo ao seu filho para ficar pronto! Muitas vezes, o ultrassom erra (há uma porcentagem significativa de erros quanto ao peso) e as contas dos médicos não são assim tão exatas. Então, se as contrações não começaram, se o colo do útero não dilatou, espere. Desde que o bebê esteja bem, a calma é a melhor amiga. Para o seu bem e o dele.
Na última etapa da gravidez, o bebê ganha peso, portanto, mais uns dias na barriga podem fazer a diferença entre um bebê robusto e um bebê mais frágil. E entrar em trabalho de parto – mesmo que o processo termine em uma cesárea, seja por escolha ou por haver algum problema – garante que o bebê já está preparado. Além do mais, o início do trabalho de parto dispara no corpo da mulher hormônios importantíssimos, que ajudam na amamentação e fazem com que o seu corpo volte à forma anterior mais rápido.
Sua mãe liga 4 vezes ao dia para saber se o netinho já está chegando? Respire fundo e aguarde. Ou use o truque de "roubar" uns dias na data provável. Assim, todo mundo só vai esperar o bebê para mais adiante e você terá a paz garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário