segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Amamentação

Algumas mulheres colocam o bebê no peito e... mágica! Eles saem mamando, sem maiores dificuldades. Como se fosse a coisa mais natural e instintiva do mundo. Deve ser, mas o fato é que nós perdemos vários dos instintos e nem para todo mundo essa mágica acontece.
Na minha primeira gravidez, o bico do seios parecia pequeno, não tão protuberante, minha filha não tinha uma pega tão boa e lá fomos nós, bem aos tropeços, tentar aprender de que se tratava mamar e dar de mamar.
Fora que, quando o leite desceu, desceu por demais. Meu corpo parecia dizer: "Venham! Estou preparado para amamentar 5 crianças!!" Mas o fato é que eu havia tido apenas uma... Então os bicos racharam e, por um bom tempo, dar de mamar foi mais uma dor do que um prazer.
Até a tal da oferta e da demanda se regularizarem o processo demorou e, mesmo quando minha filha esticava uma dormidinha de noite, eu tinha de acordar e tirar o excesso de leite, para não correr o risco de acordar com os seios todos encaroçados.
Passei algumas madrugadas na cozinha "me ordenhando" sozinha. O negócio era não perder o bom humor. Eu levantava feito zumbi e dizia a mim mesma: "lá vamos nós, tirar o leite das pedras – literalmente..."
Dessa vez, surpresa! Os seios não aprendem. Eles novamente voltaram a se encher de leite para alimentar um batalhão. Mas o meu filho mama bastante e, por sorte, conseguimos estabelecer um jeito melhor de pegar no peito. Acho que calma e alguma experiência ajudaram. Tive umas poucas madrugadas de ordenha solitária, mas tudo vem se regularizando mais rápido.
Só que acho que pouco se conversa sobre amamentação, para além das vantagens que traz para o bebê e a mãe. E quando a mágica não acontece? O que fazer? O bebê vem, o leite desce aos borbotões (ou não), tudo dá errado e aí você pensa: "Mas porque ninguém me avisou que a coisa não era automática, garantida?" "O que eu preciso saber?" "O que estou fazendo de errado?"
E até você chegar à informação e resolver a questão, perdeu-se um tempo precioso, bicos dos seios racharam e rolou muita ansiedade. Quando algo falha no processo, muitas vezes nos sentimos impotentes, péssimas mães e por aí vai. Também, para sentir um pouco de culpa, as mães nasceram sozinhas, né? É nossa especialidade!
Portanto, se com você a mágica não funcionar, procure ajuda o mais rápido possível e, principalmente, dê tempo ao tempo, sem tanta cobrança.
Eis aqui alguns endereços e dicas que podem servir:
http://www.aleitamento.com
http://www.matrice.blogger.com.br
http://www.amigasdopeito.org.br/
* Frio faz diminuir a produção de leite, e quente, aumentar. Portanto, se você produz demais e os seios incham, faça com uma frada compressas com água fria, da geladeira, depois de amamentar ou sempre que sentir necessidade. Se a intenção é estimular e produzir mais leite, banhos quentes e compressas mornas ajudam.
* Usar aquelas conchas de silicone, desde o dia do nascimento, alivia quem, como eu, produz em grande quantidade. As conchas vão pressionando e retirando o excesso de leite, além de ir formando uma área mais macia ao redor do bico.
* Pomadas de lanolina (lancinol) ajudam a prevenir e curar rachaduras e machucados nos bicos. Se a situação ficar grave, há outros remédios que podem ser receitados por seu obstetra ou pelo pediatra do seu filho. Peça logo.
*Solicite às enfermeiras do hospital, ao pediatra ou ao obstetra para mostrar e ensinar a pega correta. E não tenha receio de – gentilmente, introduzindo um dedo na boca do bebê – retirar o bico do seu peito se a pega não for boa. Se filho vai chorar, claro, porque quer continuar mamando. Mas não adianta mamar agora, machucar seu peito e depois você não conseguir mais dar. Tente insistir até que ele e você fiquem numa posição confortável, sem dor.
* Quando há excesso e os seios começam a formar caroços de leite acumulado, não deixe essas pedras aumentarem, massageie o seio em direção ao bico e tente ir amaciando e desfazendo esses caroços.
* Sol ou a luz de uma lâmpada (normal, de abajur) ajudam a cicatrizar seios feridos e fortalecê-los. Evite o sol do meio dia. Se usar a lâmpada, deixe o seio a pelo menos 1 palmo de distância, para não queimar. Dez minutos já ajudam.
* Comer bem, descansar e não se estressar garantem uma boa produção de leite. Isso nós todas já sabemos... Difícil é arrumar um tempinho pra comer e descansar, nenão? Só não pense que todas as outras mães são um poço de tranquilidade e você é a única neurótica que não tem um segundo: estamos todas na mesma situação!

Um comentário: