segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Como é bom saber que a gente não é o único E.T.!

Engravidar – ou compartilhar uma gravidez, no caso do homem – e criar filhos, abre um mundo novo para quem mergulha nessa experiência. E um mundo bem repleto de dúvidas. Dúvidas sobre a própria gravidez, sobre o parto, sobre amamentação. Que assim seguem, evoluindo junto com a criança (que escola escolher, como agir no caso de uma birra homérica etc).
E, para toda essa nuvem de dúvidas, só tem uma solução: informação. Mas informação não significa apenas comprar livros, revistas ou assistir por horas aos canais que falam de bebês e saúde. Tem uma coisa que produz alívio imediato e não custa nada: conversar com quem está na mesma situação.
Dá um conforto danado saber que nós não somos os únicos poços de dúvidas do planeta. E o seu igual pode ter encontrado uma dica que serve. Ou, na pior das hipóteses, se ninguém tem a resposta, só o fato de falar e procurar uma saída, com mais cabeças pensandoé bem melhor do que remoer dúvida sozinho.
Quando estava no pior momento de minha saga por encontrar um médico (veja o post "Parto Normal – Uma Saga"), fui a um bate papo de futuros pais e mães, no GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa, www.maternidadeativa.com.br), que promove esse tipo de encontros, mediados por profissionais, aqui em São Paulo. Foi tão bom ver eu e meu marido não éramos os únicos E.T.s com perguntas e discordâncias no pedaço!
Esses grupos de conversa existem em vários lugares do país, funcionam em horários acessíveis mesmo para quem trabalha e são grátis. Se puder, vá dar uma olhadinha! A gente chegou um tanto tímido, um pouco desconfiado, e saiu tagarelando, bem contente. No site www.partodoprincipio.com.br, você encontra, além de relatos de parto e informações úteis, uma lista de Grupos de Apoio em todo o país. Santo remédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário