segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Doula: que bicho é esse?

A palavra doula vem do grego e quer dizer "mulher que serve". E como serve!! Doulas são profissionais que acompanham todo o trabalho de parto, desde o início, dando apoio físico, emocional e afetivo para a mulher.

Doulas não fazem exames nem atuam clinicamente, a não ser que tenham formação para isso (algumas doulas são também enfermeiras ou obstetrizes). Mas, como se fossem mágicas, elas vão tirando soluções da cartola: uma massagem; a dica de respirar de determinado jeito ou de mudar de posição em certa hora; uma fala calma que guia durante as contrações; uma banheira inflável que se adapta ao box do banheiro e permite que você mergulhe na água quentinha; um espelhinho desses de fazer barba que faz com que você veja a cabecinha do seu filho quase saindo...

Essas mulheres são capazes de truques que nem sua avó saberia! Antigamente, aliás, era comum que a mulher que dava à luz fosse acompanhada e assistida por outras mulheres mais experientes, que já tinham filhos. Mas, conforme o parto foi se hospitalizando e deixando os lares, essa ajuda sumiu. Só que faz toda a diferença!

Hoje, em alguns hospitais públicos, há doulas voluntárias à disposição das parturientes. Para quem vai usar o reembolso do convênio, é possível incluí-las no pacote, como assistentes. Se você aceita um conselho, chame uma doula. Para mim, foi essencial ter a companhia de uma mulher sabida, que ficou comigo desde as primeiras contrações ritmadas, ainda na minha casa, até que peguei o bebê nos braços, no hospital. Ela aliviou minha dor com massagens, tirou minhas dúvidas, garantiu que minhas escolhas fossem respeitadas no hospital e foi uma presença tranqüila e segura, que iluminou o caminho até o nascimento. Sem contar que ainda deu uma de fotógrafa no final. Doulas têm mais utilidades que Bombril!

Para quem quiser saber mais: www.doulas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário