quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Parto normal ou cesárea?

Coca light ou normal? Café com açúcar ou adoçante? Cesárea ou parto normal? No Brasil, infelizmente, o modo como os bebês vão nascer virou questão de escolha. Como se tanto fizesse. Acontece que faz diferença para os bebês. E faz diferença para as mães.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que o número de cesáreas de um país não ultrapasse os 15%. Mas, no Brasil, as taxas dos hospitais privados chegam a 80%, 90%. O Brasil é o segundo colocado no ranking das cesáreas, atrás apenas do Chile. De duas uma: ou a anatomia das brasileiras tem alguma falha que não permite que as crianças nasçam normalmente ou algo está bem torto.

Acho que essa profusão de cesáreas acontece basicamente por dois motivos:

1. Comodidade dos médicos.
Numa cesárea, eles podem cobrar mais caro, não precisam acordar de madrugada nem passar horas esperando um parto normal se desenrolar e arrumam sua vida sem ter de desmarcar consultas. Além disso, muitos se acostumaram de tal forma a só realizar cesáreas que nem se sentem seguros mais em fazer um parto normal.


2. Falta de informação das mães.
Muitas mulheres acham que cesárea é mais simples, mais rápido e que não dói (vou listar as vantagens do parto normal para mães e bebês em outro post). Outras acham que tanto faz. Outras, ainda, que para ter um parto normal basta existir, não precisa se preparar nem saber de nada. E, por fim, tem as mães que acham bonitinho o bebê nascer no dia 8/8/2008 e ser de sagitário, independentemente de se isso era o melhor para o filho delas ou se o bebê estava pronto para vir ao mundo. A questão é: você trocaria a saúde do seu bebê por uma data simpática na carteira de motorista?


Um comentário:

  1. Estou na minha 38ª semana de gestação, e á meses venho fazendo pesquisas na internet sobre parto normal e cesárea. Já são 5 meses de pesquisa, e á algumas horas atrás já estava fazendo um orçamento para que eu pudesse ter meu bebê em hospital privado e de cesárea. Mas lendo tudo que venho lendo durante estes meses, vejo que é uma grande bobagem você tirar seu bebê antes da hora por medo da dor ou por achar alguma data bonitinha. Devemos pensar e refletir melhor, nas nossas avós que tiveram seus filhos em casa. Pensei nas minhas agora, uma teve dez filhos, e a outra doze. Se elas aguentaram um parto normal, em casa apenas com uma parteira e sem anestesia, por que não podemos ter nossos bebês de forma natural e saudável na maternidade, na hora em que ele decidir vir porque está pronto. Quem pensa em fazer cesárea por medo, reflita melhor, e pense que o parto humanizado é a melhor forma de ter seu bebê. Boa sorte á todas!

    Bruna
    Porto Alegre, RS.

    ResponderExcluir