domingo, 21 de junho de 2009

Manha? Mas já?

Desde que o André era muito pequenino (agora que já o consideramos grande, com seus seis meses de vida), essa dúvida percorre nossas mentes:
– Está doendo alguma coisa ou é pura manha?
Como ele teve muita cólica, o colo se tornou um lugar comum: quentinho, acolhedor, a salvação quando a dor apertava.
Mas, por muitos momentos, parecia nada acontecer e mesmo assim ele gritava por colo. E não se trata de qualquer colo: em pé, e balançando, é muito mais legal do que sentado.
Acontece que agora o touro no qual ele foi se transformando pesa mais de 8 quilos. E ficar zanzando com ele nos braços o dia inteiro é impraticável. A gente até se reveza: mãe, avó, pai, empregada... Todo dia ele ganha um tantinho de colo em pé de cada um. Mas por vezes não basta.
O que mudou é que agora temos certeza: por vezes é manha pura. Basta você fazer menção de levantar, por exemplo, que um berreiro digno de apavorar fica suspenso no ar, para no ato. E é voltar a sentar que a reclamação recomeça. Nem uma lágrima. Zero dor. Puro desejo. "Colo em pé é mais legal e eu quero". Simples assim.
Bebês têm total consciência de seus desejos e lutam por eles com armas e bagagens. Não existe essa de se conformar. Eles vão até o fim de suas forças. Pelo menos o meu...
Ontem não havia colos disponíveis e ele teve de ficar um tempo na cadeirinha. Os gritos de raiva ecoavam pela cozinha. Acho que se eu fosse minha vizinha eu chamaria o conselho tutelar pra ver se alguém estava maltratando a criança!! E tudo o que estava acontecendo era: ele sentado numa confortável cadeirinha – que balança! – enquanto mãe e empregada zanzavam daqi para lá preparando papinha e jantar. Ele urrou por cerca de meia hora, no relógio, ensurdecendo a todos. Bastou pegar no colo e nem disfarçar ele disfarçou. Enquanto era içado, já parou e sorriu satisfeito:
– "Mais uma que eu venci", dizia sua expressão...

3 comentários:

  1. Puxa, ainda bem que a minha não gosta tanto assim de colo. Ela adora ficar no chão, com os brinquedos, ou sentada na cadeirinha. Quando ela começa com uma birrinha, eu ignoro. Ela logo cansa e parte prá outra. Vamos ver até quando...
    As necessidades deles vão ficando mais complexas. É assustador e ao mesmo tempo fascinante!

    ResponderExcluir
  2. Olá Carô!
    Desculpe mas vou ter que discordar de vc, bebês não choram por manha, mas sim por necessidade. A gente é que não sabe entender o que eles querem. Eles precisam de atenção e a única maneira de se comunicarem é chorando.
    Você conhece o sling? É uma maravilha! Usei (e ainda uso) muito com meu filho. É ótimo para fazer as coisas, nossas mãos ficam livres e ainda ficamos com o bebê juntinho. Super recomendado. Se quiser saber mais tem um post no meu blog (http://fadalin.blogspot.com/) sobre sling e também tem links para sites.

    Ah, e também recomendo bastante o blog das mamíferas (http://mamiferas.blogspot.com/), que tem me ajudado bastante a robustecer minhas ideologias maternas. ;)

    Beijinhos
    Lívia, mamãe do Uriel (13 meses)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lívia,

    conheço o sling, sim, e uso bastante. Mas eu voltei a trabalhar e escrever no computador com ele no sling, por exemplo, é uma atividade impraticável. Outra questnao é que ele está realmente pesado e, mesmo no sling, uma hora o ombro pede trégua...Vou ver o blog das mamíferas urgente! Porque a última coisa que a gente quer é não atender a necessidade de um filho. Mas olha, acho que o meu às vezes tá bem malandro...

    ResponderExcluir