sexta-feira, 3 de abril de 2009

Não dá para ser tudo, ao menos por enquanto

– "Puxa, estou com saudades de você!"
É o que diz o meu marido, quando temos um respiro entre fraldas, mamadas, banhos e afazeres de todo tipo.
Quer saber? Até eu estou com saudades de mim!
Um recém nascido demanda tempo, dedicação, esforço físico e uma atenção enorme para se tentar adivinhar o que o incomoda, o que ele prefere. São uma série de ajustes que vão acontecendo devagar entre mãe e filho. Só que, enquanto isso, o mundo não pára. Seu marido continua existindo e tem saudade, a lavadora de roupas às vezes quebra, a campainha toca...
Nesses momentos, a gente por vezes se perde, o casal se perde. Dar conta de colocar uma roupa e parecer um ser humano – e não um zumbi de pijama – já parece um ganho.
Como? Disseram que você era capaz de ser mãe, companheira, amante e ainda dar uma ligadinha para saber a quantas anda tudo lá no trabalho?
É mentira!!
Não dá para ser tudo, pelo menos não agora.
Mas isso não quer dizer que você tem de desistir da sua vida, do seu companheiro, de voltar a trabalhar. É preciso abrir espaço aos poucos: na casa, na rotina – e sobretudo na mente. Ir campeando e roubar um pouquinho de tempo ali e outro aqui para resgatar o que é importante para você – e para o casal.
Peça ao seu marido para ter paciência, mas peça também para ele não desistir de querer "roubar" você do mundo dos bebês. Essa ajuda é importantíssima para re-estabelecer o equilíbrio e a gente se "trazer de volta".

2 comentários:

  1. É muito difícil voltar ao mundo "normal" mesmo. Ainda mais quando é o primeiro filho, acho que a gente triplica (no mínimo) esse "desequilíbrio".
    Mês que vem meu filho já vai estar completando 1 ano. E pergunta se tudo já voltou a ser como era antes?! Claro que não... na verdade, acho que nunca mais vai ser como era antes! E, inevitávelmente, quem se sente mais prejudicado são os maridos... pq eles sentem falta de suas esposas só deles (como mulher e como mãe também, pq quem é que faz a comidinha, lava a roupinha, etc...;D).

    Mas é tempo, dedicação e muita paciência! Com ambos, filhos e marido...

    Beijinhos e luz!
    Lívia mamãe do Uriel

    ResponderExcluir
  2. Eu te entendo... Mas com jeitinho, tudo volta ao seu lugar de origem... Bjs
    Bárbara

    ResponderExcluir